Salas dá show em Armação

Israel Salas vence Uri Valadão na final da Copa Gênesis em Armação, Salvador (BA)


Nos dias 14 e 15 de junho, a praia de Armação foi palco da Copa Gênesis, primeira etapa do Circuito Cobra D?Água de Bodyboarding 2008, evento válido como primeira etapa do Circuito Baiano Profissional e segunda etapa do Circuito Baiano Amador.

Com uma estrutura impecável, os atletas puderam conduzir seus trabalhos com mais harmonia e o que o grande público presente pôde conferir foram manobras aéreas, tubos e muitas notas 10 unânimes ao longo da competição. A Escola Gênesis e a FEBEB prometeram e cumpriram: houve área reservada para atletas, com segurança, alimentação e água, premiação boa e excelente organização.

?A base está sendo montada, pouco a pouco estamos solidificando o bodyboarding no estado. Os próximos passos estão sendo dados na busca por um relacionamento mais estreito com o governo do estado e com a prefeitura de Salvador. Nosso circuito atualmente é realizado com 100% de verba privada e inscrições de atletas. Quando os governos estiverem juntos conosco, poderemos ampliar significativamente os horizontes?, relata Fátimo Cerqueira, presidente da FEBEB.

Grandes nomes do cenário nacional e internacional desfilaram nas areias de Armação, um privilégio para poucos circuitos estaduais do país. Os campeões brasileiros amadores Bernardo Puertas, Vinícius Alvim e Renê Xavier não avançaram para as quartas de final homem-a-homem, prova do alto nível encontrado ao longo da competição.

A expectativa era grande para Uri Valadão, atual líder do ranking mundial e Israel Salas, melhor baiano no circuito brasileiro profissional em 2008. Uri foi o campeão baiano profissional em 2007, enquanto Israel foi o vice. Esse resultado de ranking somente permitiria que ambos se encontrassem na grande final.

E foi o que aconteceu. Com exibições de arrancar gritos e aplausos do grande público presente, Uri Valadão, ?o baiano voador?, e Israel ?Air? Salas eliminaram seus adversários um a um, prometendo o grande show de bodyboarding que estava por vir.

Na grande final, com muita fluidez e garra, Israel imprimiu um ritmo forte, somando duas notas excelentes. Uri teve de correr atrás do prejuízo e com uma bela direita surfada, garantiu também sua primeira nota excelente. Ambos surfaram outras ondas fortes, mas ao ?soar o gongo?, prevaleceu a determinação de Israel, que desde o início da competição parecia não buscar outra posição que não fosse a de campeão.

?Acho que ele (Israel) mereceu a vitória. Quebrou muito e está de parabéns? disse Uri, que elogiou bastante a competição. "O evento foi irado, teve uma excelente estrutura e reuniu muita gente na praia. O Márcio Torres (vice-presidente da FEBEB) está de parabéns pelo sucesso da etapa e tenho certeza que as coisas vão melhorar cada vez mais", concluiu o talentoso bodyboarder.

Nas categorias amadoras, quem esteve na praia pôde perceber que o futuro do bodyboarding baiano está garantido. É difícil perceber a diferença entre os atletas da categoria Amador (aberta) e os que competiam na categoria Júnior (até 18 anos). Em duas etapas realizadas, alguns nomes surgem com grande força, prometendo engrossar ainda mais o caldo na categoria Profissional em 2009. Everton Muniz, Cristiano Navarro, Antônio Silva, Marcos Paulo, Tiago Souza, Adaílton Júnior e David Borges se alternam nos pódios das duas categorias. Está realmente difícil uma previsão de quem serão os campeões no final do ano.

Nessa etapa, Adaílton Júnior subiu ao degrau mais alto do pódio na categoria Júnior, bem como Tiago Souza na Amador, Juliana Dourado na Open Feminino e Rômulo Ornelas na Master (acima dos 30 anos).

Ao final da competição, ainda houve tempo para a realização de uma ?Expression Session?, bateria de exibição onde vence quem executa a melhor manobra. E o grande vencedor foi o atleta profissional de Ilhéus Douglas Machado.

No pódio, os campeões foram presenteados com rodízios de cortesia oferecidos pela Tchê Picanhas de Lauro de Freitas. Os campeões das categorias Profissional e Amador ainda terão direito a massagem com banho de ofurô, um oferecimento da Semeare Condicionamento Físico.

No encerramento, foram anunciadas as próximas etapas do circuito baiano. No dia 13 de julho, rola a segunda etapa do Circuito Ballax de Bodyboarding, válida como terceira etapa do circuito baiano amador, na praia de Jardim de Alah.

Nos dias 13 e 14 de setembro acontece a segunda etapa do Circuito Cobra D?Água de Bodyboarding, válida como quarta etapa do baiano amador e segunda etapa do baiano profissional.

O Circuito Cobra D?Água de Bodyboarding 2008 tem como patrocinador oficial a Cobra D'Água e como co-patrocinadores a Gênesis Bodyboards, The One Nadadeiras e All Boards. Apoio: Semeare Condicionamento Físico, Ello Comunicação Visual, Expert Segurança e Vigilância, Via Mídia, Zecops Profissional Sound, Tchê Picanhas e Torres Bodyboard Shop. Realização: Escola Gênesis de Bodyboarding e FEBEB (Federação de Bodyboarding do Estado da Bahia).

Resultados

Profissional

1 Israel Salas
2 Uri Valadão
3 Lucas Queiroz
3 Alfredo Valinas

Amador Masculino

1 Tiago Souza
2 Marcos Paulo
3 Everton Muniz
4 Antônio Silva

Amador Feminino

1 Juliana Dourado
2 Tatiane Menezes
3 Gabriela Rocha
4 Nina Tainá
5 Karla Denize

Júnior

1 Adaílton Júnior
2 Arnaldo Neto
3 Everton Muniz
4 Tiago Souza

Master

1 Rômulo Ornelas
2 Jefferson Villas Boas
3 Reinaldo César
4 Alan Pimentel
PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro