Uri é campeão mundial

Uri Valadão garante título mundial de bodyboarding em El Confital, Ilhas Canárias


O baiano Uri Valadão é o novo campeão mundial de bodyboarding. Neste sábado, o atleta de 23 anos garantiu a taça ao avançar à final nas Ilhas Canárias e ver seus adversários caírem nas direitas de El Confital.

Não teve pra ninguém. Em 2008, Uri conquistou os três principais títulos que disputou. Depois de obter o tetracampeonato dos circuitos latino-americano e brasileiro, o talentoso baiano trouxe a taça do circuito mundial de volta ao Brasil. Desde 2001, quando o Guilherme Tâmega faturou o Tour pela sexta vez, os brasileiros não levantavam o caneco.

Depois de garantir o título, Uri até tentou vencer a etapa pelo segundo ano consecutivo, mas caiu de primeiro para terceiro nos minutos finais. Em primeiro ficou Alvaro Padron, seguido pelo também local Jonay Alamo. O português Hugo Pinheiro foi o quarto.

Trajetória em Confital - Na primeira bateria do dia, o baiano Uri Valadão mostrou raça e determinação para somar notas 5.75 e 5.50 na vitória sobre os canários Jonay Alamo (2o) e Kevin Orihuela, bem como o carioca Paulo Barcellos.
 
A situação de Uri melhorou ainda mais com a derrota prematura do seis vezes campeão mundial Guilherme Tâmega. GT caiu diante dos australianos Ben Player e Dave Winchester num duelo tenso. Na mesma rodada, o francês Pierre Louis Costes se deu mal e também ficou de fora da briga pelo título.

Na abertura das quartas-de-final, Uri e o português Silvano Lourenço deram show e dominaram todo o confronto. Silvano garantiu a primeira posição com 7.50 e 6.75, seguido por Uri, autor de 7.00 e 6.90.

Na semi, Uri triturou as ondas de El Confital para arrancar notas 9.00 e 7.25 e avançar junto com o local Jonay Alamo. Em terceiro ficou o português Silvano Lourenço, seguido pelo local Jonathan Vega.
 
Com a classificação à final, Uri ultrapassou Guilherme Tâmega e alcançou a liderança do Tour. O título veio ao término da segunda semifinal, quando o australiano Ben Player foi eliminado e a torcida fez a festa com o baiano.

Chegada do campeão - Uri e o técnico Márcio Torres ficam nas Canárias até terça-feira, quando retornam ao Brasil trazendo o cobiçado troféu de campeão mundial. A chegada da dupla está prevista para as 16:40 horas de terça, no Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Resultado

1 Alvaro Padron (Esp)
2 Jonay Alamo (Esp)
3 Uri Valadão (Bra)
4 Hugo Pinheiro (Por)
PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro