Palavras da ISA

International Surfing Association explica exclusão do bodyboarding do ISA Games


Em release enviado à imprensa, a International Surfing Association (ISA) explicou os motivos da exclusão do bodyboarding do tradicional ISA World Surfing Games, considerado as olimpíadas do surf.

O uruguaio Pablo Zanocchi, assessor de imprensa da entidade, revela que já está aberto o processo para eleição das cidades anfitriões do primeiro ISA World Bodyboarding Games da história.

Há poucos anos, a ISA lançou o Mundial Master e o Mundial Júnior. A entidade pretende utilizar o mesmo formato com os bodyboarders, com juízes especializados para seguir o critério da modalidade.

"Cada disciplina no surf tem sua própria estrutura e necessidade. No caso do bodyboarding, as ondas em que os atletas gostam de competir - o que faz da modalidade uma das impressionantes do mundo - são diferentes daquelas em que se promovem qualquer competição de surf", diz Zanocchi.

A experiência requerida dos juízes também é diferente, devido aos movimentos acrobáticos. "O bodyboarding é um esporte muito técnico e preciso, e o quadro de juízes exigido para um evento desta modalidade deve contar com um extensivo conhecimento do esporte, então é preferível que os juízes sejam separados, o que vai ser possível agora, conta com uma estrutura especializada em bodyboarding", explica o assessor.

A ISA revela que vê isto com um grande avanço, não somente para o bodyboarding, como também para o surf. "Contando com todas as modalidades em um alto padrão, nosso esporte como um todo passa a um nível maior de organização, que em troca ajuda os atletas a chegar a novos níveis de performances, oportunidades e reconhecimento", acredita Pablo.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, orgulhoso pela nova iniciativa da entidade, diz: "A ISA decidiu promover eventos separados para os surfistas e bodyboarders com o objetivo de valorizar as mais apropriadas ondas e quadro de juízes específicos a cada modalidade".
PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro