Reação fulminante

Uri Valadão comemora grande campanha no circuito mundial de bodyboarding


Uma belíssima reação fez Uri Valadão dar um grande salto no ranking mundial e terminar o ano em quinto lugar no IBA World Tour.

No início do ano, ele ocupava apenas a vigésima posição no circuito. No decorrer da temporada, o atleta revelado na praia da Terceira Ponte mostrou por que foi campeão do mundo em 2008 e passou a impor respeito nas etapas.

Aos 26 anos, Uri comemora a grande campanha no IBA World Tour, mesmo já tendo no curriculo a cobiçada taça de campeão do mundo.

Com uma vitória em Portugal - a terceira na carreira - e um terceiro lugar em Porto Rico, Uri cresceu de produção e só não foi mais longe porque não pôde disputar a etapa em Ilhas Reunião.

"Preferi descartá-la porque o custo é muito alto. Se eu fosse e conseguisse um bom resultado, provavelmente teria brigado pelo título mundial na última etapa".

A despedida do Tour aconteceu no início deste mês, nas perigosas ondas de El Fronton, Ilhas Canárias. Com outra ótima campanha, o baiano chegou às quartas-de-final nas bombas que ultrapassavam 3 metros, perdendo apenas para o australiano Mitch Rawlins.

Adaptação O ano foi de muitas novidades. A Internacional Bodyboarding Association (IBA) criou um novo formato de baterias no World Tour. Em cada etapa, o atleta tinha três chances de competir antes de ser eliminado.

O vencedor de cada confronto somava 6 pontos, o segundo 4, o terceiro 2 e o quarto 1. Ao término da terceira fase, os melhores bodyboarders garantiam vaga nas oitavas-de-final.

Outra mudança no Tour foi a substituição de praias com ondas mais fracas por picos mais potentes, como The Box (Austrália, El Fronton (Canárias), Les Archers (Ilhas Reunião) e Puerto Escondido (México).

"Acho que minha adaptação às novas condições do Tour foi fundamental pra conquistar grandes resultados", revela o baiano.

"Considerando que no início do ano eu estava em vigésimo no ranking, foi uma ótima conquista pra mim. Consegui me superar e dar uma boa virada nas minhas atuações, assim como nos meus treinos e foco", diz Uri.

Ele terminou o ano empatado com o francês Amaury Laverhne, campeão mundial em 2010. Apesar de Amaury não ter vencido nenhuma etapa este ano, diferente de Uri, o francês levou a melhor no critério de desempate.

No ranking final, cada atleta soma os cinco melhores resultados em oito etapas disputadas. Caso haja empate, são computados os seis melhores, e assim por diante. Se houver empate em todos os quesitos, quem ficou em melhor posição no ano anterior leva vantagem.

Ranking final do IBA Tour 2011

1 Pierre Louis Costes (Fra) 7600
2 Jeff Hubbard (Haw) 7440
3 Ryan Hardy (Aus) 6720
4 Amaury Lavernhe (Reu) 6580
5 Uri Valadão (Bra) 6580
6 Guilherme Tâmega (Bra) 6550
7 Dave Winchester (Aus) 6400
8 Magno Oliviera (Bra) 6400
9 Mark McCarthy (Afr) 6360
10 Jared Houston (Afr) 6340

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro