Reação fulminante
Uri Valadão comemora grande campanha no circuito mundial de bodyboarding
Uma belíssima reação fez Uri Valadão dar um grande salto no ranking mundial e terminar o ano em quinto lugar no IBA World Tour.
No início do ano, ele ocupava apenas a vigésima posição no circuito. No decorrer da temporada, o atleta revelado na praia da Terceira Ponte mostrou por que foi campeão do mundo em 2008 e passou a impor respeito nas etapas.
Aos 26 anos, Uri comemora a grande campanha no IBA World Tour, mesmo já tendo no curriculo a cobiçada taça de campeão do mundo.
Com uma vitória em Portugal - a terceira na carreira - e um terceiro lugar em Porto Rico, Uri cresceu de produção e só não foi mais longe porque não pôde disputar a etapa em Ilhas Reunião.
"Preferi descartá-la porque o custo é muito alto. Se eu fosse e conseguisse um bom resultado, provavelmente teria brigado pelo título mundial na última etapa".
A despedida do Tour aconteceu no início deste mês, nas perigosas ondas de El Fronton, Ilhas Canárias. Com outra ótima campanha, o baiano chegou às quartas-de-final nas bombas que ultrapassavam 3 metros, perdendo apenas para o australiano Mitch Rawlins.
Adaptação O ano foi de muitas novidades. A Internacional Bodyboarding Association (IBA) criou um novo formato de baterias no World Tour. Em cada etapa, o atleta tinha três chances de competir antes de ser eliminado.
O vencedor de cada confronto somava 6 pontos, o segundo 4, o terceiro 2 e o quarto 1. Ao término da terceira fase, os melhores bodyboarders garantiam vaga nas oitavas-de-final.
Outra mudança no Tour foi a substituição de praias com ondas mais fracas por picos mais potentes, como The Box (Austrália, El Fronton (Canárias), Les Archers (Ilhas Reunião) e Puerto Escondido (México).
"Acho que minha adaptação às novas condições do Tour foi fundamental pra conquistar grandes resultados", revela o baiano.
"Considerando que no início do ano eu estava em vigésimo no ranking, foi uma ótima conquista pra mim. Consegui me superar e dar uma boa virada nas minhas atuações, assim como nos meus treinos e foco", diz Uri.
Ele terminou o ano empatado com o francês Amaury Laverhne, campeão mundial em 2010. Apesar de Amaury não ter vencido nenhuma etapa este ano, diferente de Uri, o francês levou a melhor no critério de desempate.
No ranking final, cada atleta soma os cinco melhores resultados em oito etapas disputadas. Caso haja empate, são computados os seis melhores, e assim por diante. Se houver empate em todos os quesitos, quem ficou em melhor posição no ano anterior leva vantagem.
Ranking final do IBA Tour 2011
1 Pierre Louis Costes (Fra) 7600
2 Jeff Hubbard (Haw) 7440
3 Ryan Hardy (Aus) 6720
4 Amaury Lavernhe (Reu) 6580
5 Uri Valadão (Bra) 6580
6 Guilherme Tâmega (Bra) 6550
7 Dave Winchester (Aus) 6400
8 Magno Oliviera (Bra) 6400
9 Mark McCarthy (Afr) 6360
10 Jared Houston (Afr) 6340