Brasil campeão
Equipe brasileira fatura título por equipes no ISA Bodyboarding na Venezuela
O catarinense Eder Luciano segue marcando seu nome na história do bodyboarding brasileiro e mundial.
No último sábado (01/12), o atleta de Itapema venceu o ISA Bodyboarding World Championship, disputado em Isla Margarita, Venezuela, e ajudou o Brasil a ficar com o título geral da competição.
O carioca Sergio Luiz também fez bonito e ficou em quarto na decisão, somando pontos preciosos para a equipe brasileira.
Em ondas de 2-3 pés, Eder passou pela final da repescagem antes de encarar Sergio Luis (VEN), Yoan Florentin (FRA) e Sergio Luiz (BRA). Na decisão, Eder mostrou a mesma sintonia das duas vezes que sagrou-se campeão da etapa do mundial no mesmo local e cravou o ouro. Campeão latino nessa temporada, Eder soma mais um título internacional em sua carreira.
Isabela Sousa e Kirtys Montenegro conquistam a prata. Além de Eder Luciano e Sergio Luiz, o Brasil contou com mais duas representantes em finais neste último dia de competições do ISA Bodyboarding World Championship.
Isabela Sousa e Kirtys Montenegro ficaram com as medalhas de prata nas categorias Open Feminino e Sub-18 Feminino, respectivamente, garantindo pontos importantes para o Brasil na classificação final.
Campeã em 2011, Isabela Sousa encerrou o ano com mais um brilhante resultado. Campeã mundial e pan-americana nessa temporada, a cearense só foi superada pela japonesa Sari Ohara na decisão e trouxe a prata para o Brasil. A disputa foi acirrada e a diferença de apenas 0,4 pontos definiu a grande campeã.
Na decisão do Sub-18 Feminino, a história se repetiu e somente uma japonesa conseguiu parar a brasileira Kirtys Montenegro. A atleta de Pernambuco mostrou que o Brasil está bem representado entre as mulheres e fez um campeonato extraordinário, terminando em segundo lugar. Shiori Okazawa ficou com o ouro.
Essa foi a primeira vez que o Brasil venceu o ISA Bodyboarding World Championship, desbancando os donos da casa e os atuais vencedores do evento, França.
Fizeram parte da incrível campanha Eder Luciano (SC), Drop Knee e Open Masculino; Sergio Luiz (RJ), Magno Passos (ES) – Open Masculino; Isabela Sousa (CE) – Open Feminino; Kirtys Montenegro (PE) – Sub-18 Feminino; Marcyus Thompson (ES) – Sub-18 Masculino e Wendel Lopes (ES) – treinador.
Open Masculino:
Eder Luciano (BRA) – ouro
Sergio Alonso (VEN) – prata
Yoan Florentin (FRA) – bronze
Sergio Luiz (BRA) – cobre
Open Feminino:
Sari Ohara (JAP) – ouro
Isabela Sousa (BRA) – prata
Yuleiner Gonzalez (VEN) – bronze
Pamela Bowren (AFS) – cobre
Sub-18 Masculino:
Maxime Castillo (FRA) – ouro
Tristan Roberts (AFS) – prata
Emilio Vargas (CRI) – bronze
Francisco Otani (CHI) – cobre
Sub-18 Feminino:
Shiori Okazawa (JAP) – ouro
Kirtys Montenegro (BRA) – prata
Maika Echeverria (FRA) – bronze
Angelica Romero (VEN) – cobre
Drop Knee:
Iain Campbell (AFS) – ouro
Martin Mouradian (FRA) – prata
Cesar Bauer (PER) – bronze
Bryan Medina (CHI) – cobre
Aloha Cup:
Venezuela – ouro
França – prata
Brasil – bronze
África do Sul – cobre
Classificação geral final:
Brasil – Ouro
França – Prata
Venezuela - Bronze