Conquista histórica
Eder Luciano e Neymara Carvalho conquistam vitória dupla no ISA Bodyboard Games na Venezuela
A dupla brasileira Eder Luciano e Neymara Carvalho fez história nessa quarta-feira (15/10), em Isla Margarita, Venezuela, local de disputas do ISA Bodyboarding Games.
Com performances seguras nas decisões, ambos conquistaram o título mundial da principal competição entre nações do esporte. Esse foi o segundo título de Eder e Neymara. O catarinense era o atual campeão do evento e defendia seu trono, enquanto Neymara voltou a reinar onze anos após seu primeiro título, em Durban na África do Sul.
Com um histórico irretocável em Isla Margarita, Eder Luciano chegou à competição com status de favorito e foi confirmando isso durante as baterias. O catarinense já havia vencido no local em três ocasiões – 2011 e 2012 pelo mundial e ano passado no ISA – e esse ano não foi diferente. Com uma estratégia de competição ao lado do compatriota Roberto Bruno, do Ceará, Eder arrancou notas 7,67 e 6,83 para garantir o bicampeonato. Além disso, Roberto Bruno também surfou com muita consistência e ficou com a prata.
“Essa vitória é para lavar a alma. Representar o Brasil e levar o nome do país mais uma vez para o alto do pódio é algo que não tem preço. Aqui é o Brasil, é a equipe unida. Quero agradecer todo mundo. São os dois títulos mais importantes da minha vida essas conquistas do ISA e é emocionante ver a nação brasileira vibrando conosco”, falou Eder, eufórico após o título.
Na decisão feminina, Neymara mais uma vez provou que está no auge de sua forma e venceu a bateria do começo ao fim. Em quatro disputas, a capixaba venceu todas as vezes que foi pra água e agora, além do pentacampeonato mundial, pode comemorar o bicampeonato do ISA, onze anos após ter levantado o caneco em Durban, na África do Sul.
“Poder me despedir com uma vitória dessas foi uma oportunidade única. Foi uma despedida com chave de ouro, como sempre sonhei”, comemorou Neymara após sagrar-se bicampeã.
Além das conquistas de Neymara e Eder, o Brasil voltou a se destacar e subiu no pódio em mais três ocasiões nessa quarta-feira, em Isla Margarita. O cearense Roberto Bruno fez excelente campanha nas ondas venezuelanas e ficou com a prata na Open Masculino, atrás apenas do catarinense Eder Luciano.
Já o capixaba Marcyus Thompson também teve um grande desempenho desde as primeiras fases da Sub-18 e em sua segunda participação na competição mostrou que o futuro do país está em boas mãos, ao conquistar a medalha de prata.
Por fim, a equipe brasileira voltou para água nas disputas da Aloha Cup, - competição com quatro atletas de cada país na água se revezando – e o Brasil ficou com a prata, perdendo apenas para os donos da casa. O time brasileiro foi composto por Renato Almeida – Drop Knee-, Neymara Carvalho – Open Feminino - , Sergio Luiz – Open Masculino – e Marcyus Thompson – Sub-18.
Equipe brasileira no ISA Bodyboarding Games 2013
Open Masculino:
1º Eder Luciano (SC)
2º Roberto Bruno (CE)
5º Sergio Luis (RJ)
Open Feminino:
1º Neymara Carvalho (ES)
Sub-18:
3º Marcyus Thompson (ES)
Drop Knee :
5º Renato Almeida (ES)
Treinador: Wendel Lopes (ES)