Chagas dá show
Léo Chagas é o destaque do segundo dia do Mahalo Bodyboarding Show em Itacaré (BA)
A quinta-feira amanheceu com sol e as ondas seguiram subindo com força para o segundo dia do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show.
Clique aqui para ver o hotsite
Em condições favoráveis de um metro e boa formação na praia da Tiririca, em Itacaré, a direção de prova promoveu a estreia das categorias Profissional Masculino e Profissional Feminino.
Entre os homens, foram definidos os oito atletas que enfrentarão os top-16 no Round 3, enquanto na versão feminina oito atletas seguem na disputa pelo título.
Logo na primeira disputa do dia, show do baiano Leandro Chagas. Campeão da segunda edição do Bahia Bodyboarding Show, realizado no ano de 2010, em Salvador, o atleta da casa mostrou que conhece muito bem a onda de Itacaré, arrancou a maior nota da primeira fase e o melhor somatório – computando 14,50 pontos em 20,0 possíveis – e avançando para a segunda fase.
A mesma sorte não teve o pernambucano Iraí Rodrigues. Vice-campeão na etapa do Bahia Bodyboarding Show em 2010 – perdendo para Leandro Chagas na final – o atleta da Praia de Gaibu não conseguiu encontrar boas ondas e acabou perdendo na disputa com o baiano Tiago Souza e o carioca Felipe Lima.
Nessa primeira fase os atletas capixabas mostraram a força do estado, classificando seis dos dezesseis atletas para a segunda fase. Após a conclusão do Round 1, a direção de prova optou por fazer uma pausa na competição, devido a maré vazia.
Após uma parada de duas horas, para aguardar a melhor hora da maré, a competição voltou para água com as disputas do Round 2 da Profissional Masculino. A direção de prova acertou na decisão de esperar e o reinicio da competição ocorreu em uma das melhores horas do mar, proporcionando boas disputas na água. “A previsão mostrava que com a maré enchendo no meio da tarde as condições estariam melhores e nós decidimos optar por isso”, explica Flávio Brito, diretor técnico da prova.
A primeira disputa marcou a classificação do carioca Felipe Lima e do baiano Leandro Chagas. Com uma onda salvadora nos momentos finais, Felipe entrou na fase de classificação e assumiu a liderança da bateria, passando para a fase dos top-16.
“Estou muito contente por ter passado. As ondas subiram para mim e quando aquela última entrou eu tive uma chance e aproveitei. Agora é focar bastante nas próximas baterias. Para sexta-feira a previsão é ainda melhor. Estou amarradão de ter passado ao lado do Léo (Chagas). Sempre estudo meus adversários e sabia que ele era um dos mais fortes dessa triagem”, revelou Felipe.
Na terceira bateria do Round 2, o carioca Pablo Reinoso foi o grande destaque achando as melhores ondas do dia em Itacaré. Com 14,75 de somatório – sendo 8,75 em sua melhor onda – o atleta estabeleceu novos recordes na competição.
“O meu estilo de surf é sempre buscando a parte crítica da onda e eu consegui acertar bem na “orelha” dela”, brincou Pablo, em referência ao momento perfeito no qual executou a manobra. “A molecada está em um ritmo muito forte e eu preciso dar um gás para continuar passando”, encerrou.
Na mesma bateria, o local do Posto 5, Diego Roberto, achou a onda salvadora no segundos finais e conseguiu a virada e a vaga para a fase dos top-16.
Após as disputas dos Rounds 1 e 2, foram definidos os oito classificados para encontrar os top-16 – pré-classificados – no evento principal. Nessa fase, entra em ação a elite do esporte no Brasil, com destaque para o cabeça de chave número um da competição, o capixaba Israel Salas, além do top mundial Fábio Rodrigues, do catarinense Luis Villar – vice-campeão brasileiro na temporada passada - e do 2º colocado do ranking brasileiro 2013, o paulista Valdomiro Mirinho.
Definidos os atletas no Masculino, foi a vez das meninas caírem na água em busca das oito vagas nas quartas de final. Atual líder do ranking brasileiro e embalada por três vitórias em competições nacionais e internacionais, a macaense Jéssica Becker avançou as quartas de final sem dificuldades ao lado da capixaba Chris Kale, que retorna as competições.
A vice-líder do ranking brasileiro, Juliana Freitas – de São Paulo – também começou bem sua campanha em Itacaré, vencendo sua bateria e confirmando vaga nas quartas de final. Passaram também às quartas de final, a carioca Maria Helena, a pernambucana Kirtys Montenegro, a cearense Patricia Setubal, a paulista Gina Felix e a potiguar Priscila Medeiros.
Com realização da Champ Produções o Skol Apresenta Mahalo Bodyboarding Show tem o patrocínio da Petrobras, Bahiatursa e Prefeitura de Itacaré. Válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard, o evento tem o apoio da Backdoor, Instituto de Turismo de Itacaré, Confederação Brasileira de Bodyboarding - CBRASB – e Associação de Surf de Itacaré.
Profissional Masculino – Round 3
13 – Israel Salas (ES) x Amilton Junior (RJ) x Felipe Lima (RJ)
14 – Rafael Paes (RJ) x Thiago Limeira (RJ) x Diego Estevão (ES)
15 – Fábio Rodrigues (CE) x Luiz Cesar (ES) x Leandro Chagas (BA)
16 – Israel Eduardo (RJ) x Junior Sousa (BA) x Tiago Souza (BA)
17 – Luis Villar (SC) x Francirley Ferreira (RJ) x Pablo Reinoso (RJ)
18 – Bruno Araujo (RJ) x Hermano Castro (RJ) x Ailton Neto (RJ)
19 – Lucas Rodrigues (ES) x Ronieres Viana (ES) x Diego Roberto (RJ)
20 – Valdomiro Mirinho (SP) x Adriano Minguta (RJ) x Elder Costa (ES)
Profissional Feminino – Quartas de Final
Q1: Jéssica Becker (RJ) x Patricia Setubal (CE)
Q2: Juliana Freitas (SP) x Chris Kale (ES)
Q3: Kirtys Montenegro (PE) x Priscila Medeiros (RN)
Q4: Gina Felix (SP) x Maria Helena (RJ)