Uri em alta
Uri Valadão é vice-campeão da etapa do Mundial em Pipeline, Hawaii
O baiano Uri Valadão e a macaense Jéssica Becker levaram o Brasil ao pódio da primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding 2014, encerrada no último domingo, em ondas de até 2 metros em Pipeline, Hawaii.
Uri chegou muito perto da vitória e terminou em segundo lugar na decisão vencida pelo australiano Ben Player. Entre as meninas, Jéssica terminou em terceiro lugar, atrás da australiana Lilly Pollard e da canária Alexandra Rinder.
Também fizeram bonito os capixabas Magno Passos e Maylla Venturin, barrados nas semifinais. Maguinho ficou em quinto lugar, enquanto Maylla foi sétima colocada.
Para vencer a batalha masculina, Ben Player pegou tudo o que viu pela frente e somou 8.17 e 8.67 nas duas melhores ondas, contra 6.83 e 9.50 de Uri. O terceiro colocado foi o havaiano Spencer Skipper, seguido pelo sul-africano Jared Houston.
No melhor momento da grande final, o baiano acertou um backflip muito alto em uma direita do Backdoor e levou a plateia ao delírio. A partir daí, passou a buscar 7.34 para estragar a festa de Player, mas não conseguiu encontrar outra onda com potencial.
“Pipe é o título mais desejado por todos no mundo e chegar à final já é uma grande vitória, pois este torneio é um dos mais dificeis do ano”, ressalta Uri. “A última vez que fiz final em Pipe foi em 2008 e me tornei campeão mundial naquele ano. Isso traz grandes recordações e muita motivação para seguir focado em busca do bicampeonato mundial. Amanhã já estarei na água treinando para a próxima etapa do Circuito”, complementa Uri.
Lilly Pollard, campeã entre as mulheres, obteve o total de 13.40 pontos na finíssima, contra 11.63 de Alexandra, 8.73 de Jéssica e apenas 4.30 da aussie Emma Cobb.
Muito determinado a brigar pela vitória, Valadão acordou inspirado e deu show em diversos confrontos para disputar sua segunda final em uma das ondas mais cobiçadas do planeta. Em 2008, Uri havia conquistado o terceiro lugar em Pipeline.
Em sua primeira participação neste domingo, o baiano registrou 15.36 pontos para avançar atrás do canário Diego Cabrera, autor de 15.50. Pior para o catarinense Eder Luciano e para o havaiano Keahi Parker, eliminados da prova.
Nas quartas, Uri mandou 14.90 pontos na vitória sobre o havaiano Spencer Skipper e os australianos Davis Blackwell e Jake Stone.
Não satisfeito, Uri partiu pra cima dos adversários na semi e mandou 15.86 pontos para garantir sua vaga na finalíssima. As vítimas do baiano foram novamente Spencer Skipper (2o) e também o capixaba Magno Passos e o australiano Lachlan Cramsie.
Resultados
Masculino
1 Ben Player (Aus)
2 Uri Valadão (Bra)
3 Spencer Skipper (Haw)
4 Jared Houston (Afr)
Feminino
1 Lilly Pollard (Aus)
2 Alexandra Rinder (Can)
3 Jéssica Becker (Bra)
4 Emma Cobb (Aus)