Fim de papo
Uri Valadão e Israel Salas ficam em nono lugar; sul-africano Jared Houston leva a taça
Pelo terceiro ano consecutivo um estrangeiro comemorou o título do Itacoatiara Pro e nesta ocasião coube ao sul-africano Jared Houston a honra de levantar a taça na frente do grande público que lotou a praia para acompanhar o último dia da segunda etapa do Circuito Mundial de Bodyboard. Na grande decisão, Jared venceu o francês Pierre Louis Costes para comemorar seu primeiro título no World Tour.
“Estou muito contente. Minha vida mudou muito no último ano. Minha filha nasceu e agora eu comemoro pela primeira vez o título de uma etapa. Isso realmente é incrível. Itacoatiara é um lugar que respira bodyboard e eu me sinto muito feliz por ter vencido aqui”, comemorou Jared, que já havia feito uma final com Pierre, em Fronton (2012) e foi derrotado. Com a vitória, Jared somou 1.800 pontos no ranking mundial, além de faturar US$ 8 mil em premiação.
Com o título, o sul-africano cresce no ranking mundial e entra de vez na briga pelo título. Já Pierre, mesmo com a derrota, saiu satisfeito com o resultado da etapa brasileira.
“Obviamente que estar próximo de vencer e não conseguir gera alguma frustração, mas é muito bom poder fazer uma final, especialmente aqui no Brasil, onde sempre conquisto bons resultados. Agora teremos etapas difíceis no Chile”, ressalta o francês.
Melhor brasileiro Pelo terceiro ano consecutivo os brasileiros bateram na trave e não conseguiram levantar a taça de campeão do Itacoatiara Pro. Em 2012, Tâmega chegou à final, mas acabou derrotado pelo australiano Dave Winchester. Já no ano passado, Dudu Pedra e Nicholas Bastos acabaram na 3ª posição. Neste ano, havia boas possibilidades de um brasileiro comemorar o primeiro título em Itacoatiara, mas aos poucos os donos da casa foram caindo.
Sergio Luis foi o último remanescente da legião brasileira, mas foi barrado na semifinal diante de um inspirado Pierre Louis Costes. Dono de algumas das melhores notas do evento, o carioca teve uma grande atuação durante toda a competição e acabou em 3º lugar.
Além de Sergio Luis, outros brasileiros obtiveram bons resultados em Itacoatiara. Guilherme Tâmega e Roberto Bruno acabaram em 5º, ao serem derrotados nas quartas-de-final, mesma posição de Mike Stewart (HAW) e Alex Uranga (BAS).
O baiano Uri Valadão parou diante do lendário Mike Stewart nas oitavas e ficou em nono lugar, mesma posição que o conterrâneo Israel Salas, que atualmente representa o Espírito Santo no cenário nacional. Salas caiu diante do cearense Roberto Bruno.
A próxima etapa do Circuito Mundial acontece em Arica, no Chile, a partir do dia 15 de agosto.
Resultados finais do Itacoatiara Pro 2014
1 Jared Houston (AFR)
2 Pierre Louis Costes (FRA)
3 Sergio Luis (BRA)
3 Amaury Laverhne (REU)
5 Guilherme Tâmega (BRA)
5 Roberto Bruno (BRA)
5 Alex Uranga (BAS)
5 Mike Stewart (HAW)
9 Uri Valadão (BRA)
9 Israel Salas (BRA)