Caça ao bi
Vice-líder do ranking, Uri Valadão busca o bicampeonato mundial em Sintra, Portugal
Vencedor de três edições da etapa portuguesa do Circuito Mundial, o baiano Uri Valadão já está em Sintra, onde busca o título mundial da temporada.
Clique aqui para ver ao vivo
Embalado pela vitória emocionante em Antofagasta, no Chile, Uri partiu com tudo para a Europa.
O baiano já venceu a etapa em 2005, 2006 e 2011. No passado, Uri perdeu na semifinal e descolou o terceiro lugar na prova vencida pelo capixaba Lucas Nogueira.
"A expectativa é grande, já que esta será a última etapa do ano. A chance do título é uma realidade, mas o meu foco agora é na primeira bateria do campeonato, que é a mais importante neste momento. Promete ser um grande evento e estou empolgado para tentar fazer o meu melhor", diz Uri, campeão mundial em 2008.
No momento, o atleta ocupa a segunda posição no ranking e está a 102 pontos do líder Pierre Louis Costes, da França.
Para ultrapassar o adversário, o baiano precisa chegar no mínimo às semifinais e torcer para que Pierre chegue no máximo às quartas. Porém, também estão no páreo pelo título os atletas Amaury Lavernhe, da Ilha Reunião, Jared Houston, da África do Sul, Alex Uranga, do País Basco, e Ben Player, da Austrália.
As baterias do Sintra Pro já foram divulgadas. Uri é um dos cabeças-de-chave e está escalado na terceira bateria da terceira fase junto com o havaiano Jeff Hubbard, dono de três títulos mundiais.
Outro baiano que disputa a etapa é Israel Salas, vice-campeão em Antofagasta. Atualmente representando o Espírito Santo nas competições, Salas entra em ação na segunda fase junto com o português Joao Barciela.
Confira as chances matemáticas de Uri Valadão
*Se perder nas semifinais, precisa torcer para que Pierre Louis Costes e Amaury Lavernhe não passem das quartas; Jared Houston não pode chegar à final e Ben Player não pode vencer a etapa.
*Se ficar em segundo, Pierre, Amaury e Jared não podem ser os campeões.
*Se vencer a etapa em Sintra, ninguém pode alcançá-lo.