Ótima estreia
Uri Valadão faz bonito na estreia em Sintra, Portugal, palco da etapa decisiva do Mundial
O baiano Uri Valadão começou muito bem no Sintra Pro, etapa do Mundial de Bodyboarding que rola em Portugal.
Clique aqui para ver ao vivo
Nesta quarta-feira, Uri somou duas notas na casa dos 7 pontos para derrotar o havaiano Jeff Hubbard, o canário Diego Cabrera e o português Miguel Graca.
Quem também mandou bem foi Israel Salas, baiano que atualmente representa o Espírito Santo. Salas entrou em ação na segunda fase e passou duas baterias na prova.
As ondas chegavam a 1,5 metro nas séries. "O mar subiu, estava bom, mas não era fácil pegar as melhores da série. Tinha que ficar muito ligado lá fora", revela Valadão.
Com o resultado, ele pulou da terceira para a quinta fase, enquanto seus adversários terão uma nova chance na fase seguinte.
No momento, o atleta ocupa a segunda posição no ranking mundial e está a 102 pontos do líder Pierre Louis Costes, da França. Pierre não foi bem nesta quarta e caiu para a repescagem.
Porém, para ultrapassar o adversário, o baiano precisa chegar no mínimo às semifinais e torcer para que Pierre chegue no máximo às quartas.
Outros adversários também estão no páreo pelo título: Amaury Lavernhe, da Ilha Reunião, Jared Houston, da África do Sul, Alex Uranga, do País Basco, e Ben Player, da Austrália.
O baiano já venceu a etapa em 2005, 2006 e 2011. No passado, Uri perdeu na semifinal e descolou o terceiro lugar na prova vencida pelo capixaba Lucas Nogueira.
Confira as chances matemáticas de Uri Valadão
*Se perder nas semifinais, precisa torcer para que Pierre Louis Costes e Amaury Lavernhe não passem das quartas; Jared Houston não pode chegar à final e Ben Player não pode vencer a etapa.
*Se ficar em segundo, Pierre, Amaury e Jared não podem ser os campeões.
*Se vencer a etapa em Sintra, ninguém pode alcançá-lo.