Tops jogam duro
Uri Valadão, Eder Luciano, Roberto Bruno, Magno Passos e Helliton Loureiro avançam em Itacaré
Nesta quinta-feira teve sequência o Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show, etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, com a estreia dos atletas profissionais nas ondas da Praia da Tiririca, em Itacaré, litoral sul da Bahia.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o hotsite
Com ondas de meio a 1 metro e formação irregular, alguns dos principais atletas do país foram para a água com as disputas da 1ª fase da categoria Profissional Masculino e 1ª e 2ª fases da Profissional Feminino.
Entre os homens, os campeões mundiais Uri Valadão e Eder Luciano começaram avançando, assim como o pentacampeão brasileiro Roberto Bruno e os capixabas Helliton Loureiro e Magno Passos, tops do Circuito Mundial de Bodyboard. Destaque também para atuação de Guilherme Mesquita, autor da melhor nota da competição até o momento: 9,00.
Ídolo baiano, Uri Valadão iniciou sua campanha na competição em busca do título que lhe resta na prateleira de troféus. Apesar da grande expectativa o campeão mundial de 2008 disse que não está tão pressionado. “Nos outros anos eu vinha competir com a expectativa e obrigação de ser campeão e isso acabou me atrapalhando um pouco. Este ano estou mais tranquilo. Estou curtindo o lugar e treinando nas horas vagas”, disse Uri.
Outro campeão mundial que estreou com vitória foi o catarinense Eder Luciano. Em uma bateria acirrada com o capixaba Helliton Loureiro, o atleta de Itapema conseguiu garantira a segunda vaga. Os dois atletas fazem parte da elite do Circuito Mundial, mas precisaram iniciar a competição nas primeiras fases.
“Aqui é um campeonato mais longo para mim, mas estou preparado para isso. Já surfei todos os tipos de condição aqui em Itacaré e estou muito focado para buscar o bicampeonato brasileiro esse ano, que seria muito importante para mim”, revelou Eder.
Dono de um dos melhores somatórios do dia, o cearense Roberto Bruno também está na expectativa por um bom resultado. Pentacampeão nacional, o atleta de Fortaleza mostrou que tem tudo para brigar pelo título da etapa. “Consegui achar uma onda muito boa no começo. Achei que não fosse render tanto, mas ela começou a abrir e eu aproveitei bem”, declarou Roberto Bruno.
Roberto falou também sobre a escolha da direção de prova em adiar as disputas do Round 2, programadas anteriormente para essa quinta-feira, devido as condições do mar. “Achei ótima a decisão, pois durante o começo da manhã as condições estão melhores. Achei acertada a escolha da direção de prova em colocar a segunda fase na sexta, ainda mais que estamos a uma fase de entrar na fase dos tops”, comenta.