Largada no Brasa
Primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding acontece entre os dias 2 e 12 de julho em Itacoatiara (RJ)
Após mudanças no calendário da APB (Association Of Professional Bodyboarders), o circuito mundial terá seu início em águas brasileiras. Pelo quarto ano consecutivo a cidade de Niterói no Rio de Janeiro sedia o Itacoatiara Pro, que neste ano acontecerá entre 02 e 12 de julho. Essa será a primeira vez que a etapa inaugura o Circuito Mundial e por se tratar de um evento “Grand Slam”, com premiação e pontuação mais altas, a largada para a corrida ao título mundial será bastante intensa, oferecendo aproximadamente R$ 150.000,00 aos competidores.
Além das disputas na categoria Masculino Professional, a APB terá pela primeira vez a disputa do circuito mundial Pro Junior, onde atletas até 18 anos poderão competir entre sí, em busca do título. Segundo a entidade que rege o esporte à nível global, o circuito para jovens atletas é importante para a renovação do esporte e fomento das categorias de base que são responsáveis pelo futuro da modalidade.
A principal novidade, que foi muito comemorada pelos tops do esporte, é que pela primeira vez na história da competição, o Itacoatiara Pro terá um segundo centro técnico, onde os atletas poderão escolher onde competir. Originalmente as disputas acontecem no meio da praia, onde fica a estrutura principal, mas a organização do evento decidiu incluir um novo ponto de observação para os juízes, e caso as condições estejam favoráveis, as disputas podem acontecer no lado direito da praia, nas famosas direitas do Pampo.
Complementando a competição, o Itacoatiara Pro 2015 terá uma vasta programação noturna, com festas e atividades programadas para todos os seus doze dias de duração. Rumo ao quarto ano consecutivo de sua realização, o mundial de bodyboarding se consagra como principal evento esportivo da cidade de Niterói, trazendo atletas de mais de 30 países e uma grande movimentação econômica para toda a região.
O esporte é febre entre os frequentadores e moradores da praia, que segundo os especialistas oferece ondas grandes e tubulares, condições ideais para a sua prática. Uma pequena multidão de fãs é esperada em Itacoatiara e quem não puder comparecer poderá assistir o evento ao vivo pela internet.
“A realização de um evento global com tecnologia de ponta dentro de uma área de preservação ambiental como Itacoatiara e a Serra da Tiririca, comprova a possibilidade de um evento esportivo unir dois dos principais pilares do mundo contemporâneo que são a sustentabilidade e a tecnologia”, comemora Bruno Souza, Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Niterói.