Expectativa em Itacoá

Itacoatiara Pro 2015 abre o calendário mundial de eventos do APB Tour


Pelo quarto ano consecutivo, a paradisíaca praia de Itacoatiara, conhecida por sua poderosa bancada que atrai os melhores bodyboarders do Brasil e do Mundo, será sede de um evento do Circuito Mundial de Bodyboard.

O Itacoatiara Pro oferece R$ 150 mil em prêmios e preciosos pontos na corrida pelo ranking mundial. Além disso, neste ano, pela primeira vez na história, o evento abre o APB Tour, reunindo os maiores competidores da atualidade para o litoral fluminense.
 
“A expectativa é que este seja o melhor Itacoatiara Pro de todos os tempos. A estrutura está muito boa, previsão de ondas também, número de atletas creceu e todos os envolvidos estão muito empolgados para o evento. Só temos coisas positivas para esse ano”, declarou Giuliano Lara, organizador do evento.

Muitas novidades fazem parte do evento esse ano, que conta com enredos para torna-lo o maior de todos já realizado nesses quatro anos de evento. Além das disputas do Circuito Mundial, pela primeira vez a praia de Itacoatiara recebe um evento do circuito Pro-Junior, lançado pela Association of Professional Bodyboarders (APB) em 2015. Outra novidade será uma área alternativa de competição, que contempla a famosa onda do Pampo, localizada ao lado direito da praia e que proporciona ondas de excelente formação aos atletas.

“Nós esperamos um grande início de temporada aqui no Brasil. A previsão é ótima para os próximos dias e acredito que teremos ondas espetaculares para esse primeiro evento. Serão dias muito intensos para os quase cem atletas que aqui estão para competir no mundial e Pro-Junior. Itacoatiara é o cento do bodyboard aqui no Brasil, como ondas pesadas para a prática do esporte”, comenta Alex Leon, CEO da APB.
 
Brasileiros buscam o primeiro título:
 
A expectativa em torno do evento é muito grande. Especialmente para os brasileiros já que em três anos de competição, nenhum conseguiu erguer o troféu de campeão. Quem chegou mais perto do título foi Guilherme Tâmega, que na primeira edição acabou barrado apenas na final pelo australiano Dave Winchester. Inclusive, o Itacoatiara Pro terá um significado especial na carreira do atleta, uma vez que essa será sua última competição profissional. Para tornar a história ainda mais emocionante, foi em Itacoatiara que Tâmega despontou para o mundo, competindo pela primeira vez antes de vencer seus seis títulos mundiais.
 
Além de Guilherme, outros brasileiros já chegaram bem perto de levantar o título. Local do pico, Dudu Pedra foi 3º colocado, assim como Nicholas Bastos. E por falar nos locais, as esperanças brasileiras de título também se concentram na excelente safra de atletas da praia de Itacoatiara. Além de Dudu, José Otávio e Kalani Lattanzi, são dois nomes fortes para brigar pelo primeiro lugar. Não à toa, o trio recebeu da organização o convite, chamado de WildCard, do evento.
 
Expectativa de boas ondas para o início do evento:
 
E as previsões são animadoras logo para o início da janela de espera, que se estende até o dia 12 deste mês. A organização do evento fará o primeiro check-in do evento amanhã, quinta-feira, às 08h00, com possibilidades de início pela categoria Pro-Junior.
 
“Tudo indica que teremos boas ondas neste final de semana. Faremos o primeiro check-in nessa quinta-feira, sendo que sexta, sábado e domingo devemos ter ondas muito boas. É a melhor previsão de swell que temos aqui desde que o evento começou a ser realizado. Inclusive, esse ano tudo recebeu um upgrade, temos uma nova estrutura com possibilidade de competição no Pampo, o nível técnico é o mais alto de todos. Será um grande evento”, ressalta Chico Garritano, Head Judge do Circuito Mundial.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro