Da favela para o topo

Sócrates Santana garante o título mundial de bodyboarding na categoria Pro Junior


Morador da comunidade Pavão-Pavãozinho, Sócrates Santana conquistou nesta segunda-feira o título mundial Pro Junior de Bodyboard. A conquista veio após o segundo lugar na etapa final em Porto Rico. Doutorzinho precisava chegar à final para confirmar o título e conseguiu após passar por David Barbosa na semi e ver seu principal concorrente, Tanner McDaniel, ser eliminado nas quartas de final.

“Eu queria agradecer a todo mundo que torceu por mim e me ajudou a chegar até aqui. É Brasil”, gritou o campeão ao sair d´água. “Queria mandar um abraço para o pessoal da minha comunidade e ao Guilherme (Tâmega), que está sempre na torcida. Eu vim para cá focado e sabia que podia ser campeão”, completou.

Apadrinhado por Guilherme Tâmega, Doutorzinho, como é conhecido, teve uma infância difícil com a perda do seu pai quando tinha apenas dez anos. No entanto, foi no bodyboard, através de um projeto social que existia na praia de Copacabana, que o garoto descobriu seu talento e começou a ganhar o mundo ainda jovem. Com apenas 16 anos o carioca contabiliza dois títulos brasileiros Sub-16 (2013 e 2014) e a medalha de bronze no ISA Games (considerada as Olimpíadas do Surf), além de inúmeras conquistas regionais.

Em uma temporada muito consistente, Sócrates fez história ao ser o primeiro atleta campeão mundial Pro Junior. A categoria foi instituída neste ano pela APB (Associação Profissional de Bodyboarding – sigla em português) com o carioca em um ano inspirado. 3º colocado na etapa de abertura em Itacoatiara, Rio de Janeiro, Sócrates começou a construir sua chance de conquista após o título na segunda etapa, em Antofagasta, no Chile.

Em Portugal, Sócrates Santana mais uma vez subiu ao pódio, conquistando o terceiro lugar. Já em Porto Rico, a briga era diretamente com o havaiano Tanner McDaniel, que liderava o ranking até a última etapa. Tanner acabou eliminado nas quartas de final abrindo passagem para Doutorzinho, que para ser campeão precisava chegar à final.

A confirmação do título veio após a vitória na semifinal sobre David Barbosa. Na final, Sócrates acabou derrotado para o atleta local Abner de Arce, mas nada que estragasse a festa brasileira em Porto Rico.

Ao final do Circuito Mundial, o Brasil dominou o ranking com Sócrates Santana em primeiro, Matheus Bastos em terceiro e David Barbosa em quarto. Somente Tanner McDaniel, do Havaí, conseguiu posicionar-se entre os brasileiros, terminando na segunda posição.

Veja também

Uri em quarto

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro