Sócrates é bi

Sócrates Santana conquista o bicampeonato mundial de bodyboarding


Pelo segundo ano consecutivo, Sócrates Santana, ilustre morador da comunidade carioca do Pavão-Pavãozinho, conquistou o título mundial de bodyboard na categoria Pro Junior. E mais uma vez o título veio na última bateria do circuito em final emocionante contra o havaiano Tanner McDaniel, seu principal concorrente na corrida pelo título. Até os últimos segundos do Nazaré Pro, etapa derradeira do tour em Portugal, a conquista não estava garantida, uma vez que Doutorzinho precisava ganhar o evento para levantar o caneco. E foi só após a regressiva final que o jovem brasileiro pode comemorar mais um título mundial.

“Desde o início eu acreditei muito nesse título. Eu sabia do que era capaz e essa vitória me consolida na categoria Pro Junior. Algumas pessoas achavam que eu não era capaz e que tinha gente melhor do que eu aqui. O Tanner McDaniel é um grande atleta e estava surfando muito o ano todo, mas eu vim com muita vontade e consegui mais uma vez levantar esse troféu”, comentou Sócrates após uma atuação impecável na decisão.
O tão aguardado embate entre Sócrates e Tanner era esperado desde o início do ano e foi assim durante toda a temporada. E assim como em 2015 o desfecho foi o mesmo, com título mundial para o Brasil. Na decisão do Nazaré Pro, os dois atletas que tem dominado a cena mundial eram os grandes favoritos e mostraram isso desde o início da bateria, que também contava com o francês Milo Delage e o chileno Nelson Flores.

Logo em sua primeira onda Sócrates abriu a bateria com um 9,25, mas viu Tanner achar duas intermediárias – 7,2 e 7,3 – encostando no somatório. Com poucos minutos para o fim, Doutorzinho achou a onda que precisava e com um 6,75 somou 16,00 contra 14,50 de seu adversário. Milo fechou a decisão em 3º e Nelson Flores em quarto.

“Mais uma vez foi muito suado. Viajei sem patrocínio e só cheguei aqui graças ao apoio da minha comunidade que me ajudou a comprar a passagem. Tive que usar todo dinheiro das premiações das outras etapas. Só posso agradecer a Deus, a minha família e aos meus amigos. Me achei aqui no mar da Praia do Norte. Entrei para a história como bicampeão mundial. Espero que isso abra mais portas para mim e para os brasileiros da categoria”, celebrou Sócrates.

O ranking mundial terminou com o brasileiro somando 4.800 pontos contra 4.600 de Tanner. O Brasil mais uma vez dominou a categoria, com Diego Gomes em terceiro com 3360 pontos e Matheus Bastos em quinto com 3.200. Em quarto lugar ficou o chileno Cristian Tapia.

O ano de Sócrates até o título mundial

Assim como em 2015, Sócrates Santana teve uma temporada memorável em 2016. O carioca fez final em todos os eventos, começando com o terceiro lugar no Itacoatiara Pro, disputado em Niterói. Em Arica, no Chile, mais um terceiro lugar. Na perna europeia, Doutorzinho conquistou dois segundos lugares, primeiro em Sintra e depois em Viana do Castelo.

Mesmo com toda a regularidade na temporada faltava ao brasileiro uma vitória e ela precisava vir na etapa de Nazaré. E como um final de história perfeito, Sócrates Santana sacramentou o bicampeonato mundial com o resultado que precisava nas ondas da Praia do Norte.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro