Uri no pódio
Uri Valadão chega à final do Fronton King e Pierre Louis Costes é campeão mundial
O baiano Uri Valadão arrebentou nesta quarta-feira e chegou ao pódio do Fronton King, etapa decisiva do Circuito Mundial de Bodyboarding.
O último dia da prova contou com ondas pesadas de até 2,5 metros na temida bancada de El Fronton, nas Ilhas Canárias.
Além de chegar à final, Uri ajudou o francês Pierre Louis Costes a comemorar o título mundial da temporada depois de barrar o havaiano Jeff Hubbard na semifinal.
O baiano foi um pesadelo para a família Hubbard nesta quarta-feira. No round 4 da prova, Uri derrotou o Dave - irmão de Jeff - por 12.00 a 10.34 pontos. O confronto foi bastante difícil, prejudicado pela chuva, e Uri conseguiu a virada com um 360 aéreo muito alto numa direita intermediária.
Na semifinal, o bicho pegou. Único brasileiro que ainda estava na briga pelo título, Uri Valadão enfrentou os dois candidatos ao título mundial da temporada, além do chileno Alan Muñoz.
Pierre disparou na liderança e totalizou 16.00 pontos. Apostando sempre nas direitas, Uri assumiu a segunda posição e complicou de vez a situação dos outros adversários ao atingir a marca de 15.30 pontos no decorrer da bateria, com boas performances nos tubos de El Fronton.
Precisando avançar à final para seguir na briga pela taça, o tricampeão mundial Jeff Hubbard não conseguiu reagir e foi eliminado junto com Alan Muñoz, resultado que garantiu a Pierre o título mundial de 2016.
Os atletas nem tiveram tempo para descansar. A decisão já começou com os francês Pierre Louis Costes e Amaury Lavernhe tomando conta da bateria, enquanto Uri Valadão e o local Igor Sanchez tentavam entrar em sintonia com as ondas.
Pierre chegou a liderar por um bom tempo, mas Amaury encontrou um belo tubo para a esquerda e arrancou 9.33 dos juízes, totalizando 17.10 pontos, contra 15.00 de Pierre. Em terceiro ficou Igor Sanchez, seguido por Uri.