Chave de ouro
Saiba como foi a quarta e última etapa do Baiano de Bodyboarding, em Armação
A quarta e última etapa do Circuito Baiano de Bodyboarding foi realizada no último fim de semana (3 e 4/12), na praia de Jardim de Alah, em Salvador. Os melhores atletas do estado marcaram presença nas ondas pequenas de até meio metro que desafiaram ainda mais os competidores a mostrarem sua técnica e precisão de competição.
Na categoria Profissional, Gabriel Braga mostrou a excelente fase em que se encontra e venceu a etapa, conquistando o título baiano de forma inédita. O jovem atleta vem mostrando uma constância muito grande e traz esse título para sua carreira vitoriosa. Em segundo lugar ficou o talento de Amaralina, Leo Chagas, que já venceu etapa de Circuito Mundial. Completaram o pódio com a terceira colocação Renê Xavier e Júnior Souza, outros dois gigantes do esporte no cenário nacional.
A categoria Feminino foi disputada palmo a palmo durante todo o ano e só foi decidida no critério de desempate. Tatiane Meneses venceu a etapa e deixou Juliana Dourado com o vice-campeonato. As talentosas Juliane Souza e Marcela Sepreny ficaram com as terceira e quarta posições, respectivamente. Mas quem levou a melhor no desempate foi Juliana Dourado, que levou o caneco da temporada para casa.
Já a categoria Amador Masculino teve o domínio do ilheense Lucas Rodrigues, um dos destaques do ano com um surf rápido e preciso. O atleta arrancou notas 10 ao longo do ano e elogios de nomes como o campeão mundial Uri Valadão. Em segundo lugar na etapa ficou Luís Soares, deixando André Borges em terceiro e Wallace Duplat em quarto.
Lucas Rodrigues também venceu a categoria Sub-21 e de quebra levou o título do circuito para casa. Com apenas 18 anos, ele é umas das maiores promessas do estado. Matheus Fiúza terminou com o vice-campeonato da etapa e Polho Tavares ficou em terceiro, deixando Samuel Santos em quarto.
Na categoria Escolinha, brilhou a estrela de Marcos Teixeira. Em segundo ficou Sandro Ferreira e Rafa Nunes finalizou em terceiro, com Pedro Lima completando o pódio na quarta posição. Rafa Nunes foi umas das gratas revelações do ano e foi o campeão baiano na categoria em 2016.
Na categoria Master, Rômulo Ornelas confirmou o favoritismo vencendo a etapa e o circuito. O atleta faz um belo projeto social com seus amigos na praia de Amaralina, oferecendo aulas gratuitas de bodyboarding para a comunidade. Em segundo ficou Neno Silva, deixando Alberto Souza em terceiro e Tiago Monteiro em quarto.
Segundo o presidente da Federação de Bodyboarding do Estado da Bahia, Fátimo Cerqueira, o circuito baiano foi de extrema utilidade pública pois muitos jovens se envolvem, buscam ser campeões e tentam representar suas cidades de forma vitoriosa. Com isso, a Bahia continua sendo uma das maiores potências nacionais e com incentivo da iniciativa pública e privada, a entidade conseguirá contribuir ainda mais para o desenvolvimento social da Bahia.
O Circuito Baiano de Bodyboarding agradece ao apoio das nadadeiras Kpaloa, Colomy, Genesis Bodyboards, Duckfeet, UV Store, Tenerife, Bancada de Coral, Ucla, Trigo Açaí, 720°.
Resultados da etapa
Profissional
1- Gabriel Braga
2- Léo Chagas
3- Renê Xavier
3- Junior Souza
Sub21
1- Lucas Rodrigues
2- Matheus Fiuza
3- Polho Tavares
4- Samuel Santos
Escolinha
1- Marcos Teixeira
2- Sandro Ferreira
3- Rafa Nunes
4- Pedro Lima
Amador
1- Lucas Rodrigues
2- Luis Soares
3- André Borges
4- Wallace Duplat
Feminino
1- Tati Menezes
2- Juliana Dourado
3- Juliane Souza
4- Marcela Sepreny
Master
1- Rômulo Ornelas
2- Neno Silva
3- Alberto Souza
4- Thiago Monteiro
Campeões 2016
Profissional - Gabriel Braga (Salvador)
Feminino - Juliana Dourado (Salvador)
Amador Masculino - Lucas Rodrigues (Ilhéus)
Sub-21 - Lucas Rodrigues
Escolinha - Rafa Nunes (Salvador)
Master - Rômulo Ornelas (Salvador)