Nata em Itacoá
Etapa do Mundial de Bodyboard começa nesta quinta-feira (16/6) nas ondas da praia de Itacoatiara (RJ)
Desde 2012 marcando presença no calendário mundial de eventos, o Itacoatiara Pro tornou-se referência na organização de etapas do APB World Tour. Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Niterói recebe os melhores competidores do mundo para uma das competições mais aguardadas do ano.
No entanto, em 2016 o Itacoatiara Pro chega com expectativas ainda maiores. Além de distribuir uma das maiores premiações do ano, cerca de R$100.000,00, o evento, que tem sua janela de espera entre quinta (16) e domingo (26), contará esse ano com as três principais divisões do Circuito em disputa. Sendo assim, mais de 150 atletas de diversos países competem por pontos importantes nos rankings Profissional Masculino, Profissional Feminino e Pro-Junior.
A história do evento começou há cinco anos, com a inclusão da etapa no calendário mundial. Desde então, o evento cresceu, atraiu inúmeros competidores de todos os continentes e foi ganhando força e respeito, nacional e internacionalmente. Após três anos com disputa entre a elite masculina, em 2015 a etapa foi a responsável pela realização da primeira edição de uma etapa do Mundial Pro-Junior. Reforçando o status de um dos principais eventos no mundo, esse ano o Itacoatiara Pro marca a inclusão da categoria Profissional Feminino, mais um marco na história dessa etapa.
Com o apoio incondicional da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o Itacoatiara Pro tornou-se o principal evento esportivo do município, atraindo competidores, movimentando o turismo e a economia local e gerando empregos e receita à cidade. E para esse ano a expectativa é de que a etapa alcance patamares jamais vistos ao longo destes cinco anos.
E para melhorar ainda mais o cenário a previsão de ondas é ótima para o período de espera da competição. “Já temos uma enorme movimentação em torno da cidade. Os melhores competidores do mundo estão aqui e esse ano o Itacoatiara Pro tem tudo para ficar marcado como a melhor etapa de sua história. O nível técnico será muito alto e as previsões são muito otimistas. Precisamos de cinco ou seis dias para realizar o evento e, ao que tudo indica, poderemos fazê-los com excelentes condições”, explica Chico Garritano, Head Judge (juiz-chefe) do Itacoatiara Pro 2016.
Dessa forma, a primeira chamada do evento está marcada para essa quinta (16/6) às 7h30 para todas as categorias. Durante a quarta-feira (15/6) acontece o último dia de confirmação das inscrições e o chaveamento de baterias será disponibilizado logo após o término.
“Com a entrada da categoria Feminino e a manutenção do Pro-Junior, nossa expectativa se concretizou. Teremos mais de 150 atletas. Dessa forma os chaveamentos serão liberados no início da noite”, explica Alex Leon, CEO da APB (Association of Professional Bodyboarding, entidade que regulamenta o esporte ao redor do mundo).
Dentre os cento e cinquenta atletas inscritos na etapa, existe um número grande de brasileiros e todos eles com único objetivo: conseguir, pela primeira vez em cinco anos, trazer o título da etapa para o país. Em todas as edições realizadas desde 2012, nunca um brasileiro ficou com o título da etapa. Até hoje, Dave Winchester (AUS – 2012), Amaury Laverhne (REU – 2013 e 2015). Jared Houston (AFS – 2014) e Tanner Mc´Daniel (HAW – 2015 Pro-Junior) foram os vencedores do Itacoatiara Pro.
Quem mais se aproximou do título até hoje foram Guilherme Tâmega (2012), Uri Valadão (2015) e Matheus Bastos (2015 – Pro-Junior), todos vice-campeões da etapa. E para 2016 nomes não faltam para quebrar esse incomodo tabu. Entre os tops da elite masculina. Eder Luciano (SC), Lucas Nogueira (ES), Israel Salas (ES), Uri Valadão (BA), além dos locais Dudu Pedra e Kalani Lattanzi são apenas alguns dos brasileiros que prometem fazer frente. Já entre os Pro-Juniors, o atual campeão mundial Sócrates Santana e o vice-campeão da etapa em 2015 Matheus Bastos são cotados para levantar o troféu. Já entre as mulheres, muitas fichas serão depositadas na cearense Isabela Sousa e na capixaba Neymara Carvalho.