Uri é 10
Uri Valadão arranca nota 10 logo na primeira onda e avança na estreia no Itacoatiara Pro
Uri Valadão arranca nota 10 logo na primeira onda e avança na estreia no Itacoatiara Pro. Foto: Tony DAndrea. |
Uma atuação espetacular, com direito a uma nota 10 logo na primeira onda, fez o baiano Uri Valadão avançar direto à terceira fase do Itacoatiara Pro, etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding que acontece na cidade de Niterói (RJ).
Em ondas mexidas de até 2 metros, Uri enfrentou dois exímios conhecedores da praia de Itacoatiara na estreia e não se intimidou diante dos locais Dudu Pedra e Lucas Faria.
Logo depois de a sirene tocar, o baiano arrancou 10 pontos dos juízes em um belo cilindro e deixou os adversários em situação complicada.
No decorrer do confronto, Uri conseguiu 6.00 pontos e seus oponentes ficaram precisando de uma combinação de notas para reverter o resultado.
O tempo foi passando e o baiano ainda tentou ampliar vantagem nos instantes finais, mas a nota 5.40 não entrou no somatório.
"O mar está do jeito que a gente gosta, apesar de não estar perfeito! Ainda dei sorte de achar um tubão que foi nota 10. O mar nem está tão de tubo assim, mas eu acreditei na onda que realmente formou linda e agora é concentrar e manter o foco para a próxima fase", disse o baiano campeão do mundo em 2008.
Agora, Uri aguarda o término da repescagem para conhecer o seu próximo adversário em Itacoatiara.
Apenas dois brasileiros passaram direto pela primeira fase do Itacoatiara Pro. Assim como Uri, o catarinense Eder Luciano totalizou 16.00 pontos na estreia e seguiu adiante em Niterói.
O terça-feira marcou ainda a queda prematura do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, um dos wildcards da etapa. "GT" não se deu bem nas condições desafiadoras e perdeu nos dois confrontos que disputou, dando adeus ao Itacoatiara Pro depois de cair na repescagem diante do francês Laury Grenier, da Ilha Reunião.
Também já foram eliminados o local João Zik e o cearense Roberto Bruno, superados pelo peruano Miguel Rodriguez e pelo argentino Nicolas Chiara, respectivamente.
Já Dudu Pedra deu a volta por cima depois de vencer o chileno Nelson Flores em um duelo com pouquíssimas ondas.
Metade da repescagem já foi concluída. Os confrontos pendentes contam com os brasileiros Sócrates Santana, Kalani Lattanzi, Isaías Ravyc, João Paulo e Lucas Faria.
Duelos pendentes da repescagem
7 Iain Campbell (AFR) x Sócrates Santana (BRA)
8 Patrick Orr (HAW) x Kalani Lattanzi (BRA)
9 Matias Dias (CHI) x Isaías Ravyc (BRA)
10 Alan Muñoz (CHI) x João Paulo (BRA)
11 Julien Miremont (PLF) x Lucas Faria (BRA)
12 Sacha Damjanic (CHI) x Marcelo Faundes (CHI)
Veja o depoimento de Uri