Uri na semi
Uri Valadão avança mais duas fases e está na semifinal do Sintra Pro em Portugal
Uri Valadão avança mais duas fases e está na semifinal do Sintra Pro em Portugal. Foto: Divulgação APB. |
O baiano Uri Valadão avançou às semifinais do Sintra Pro, etapa do Mundial de Bodyboarding que acontece na Praia Grande, em Sintra, Portugal.
Neste sábado, em ondas de 1 metro e formação irregular, Uri começou o dia passando pela quinta fase, em um duelo polêmico.
O confronto foi vencido pelo basco Alex Uranga, que deixou para trás Uri (2o), o francês Amaury Lavernhe e o havaiano Dave Hubbard.
Ao término da batalha, Amaury - que perdeu precisando de 7.21 - formalizou um protesto no palanque. O francês alegou que sua última onda não foi vista pelos juízes e lhe daria a virada.
A APB até cogitou a possibilidade de promover um novo duelo com os atletas ou uma bateria homem a homem entre Uri e Amaury, mas tanto Alex Uranga como o baiano se recusaram a voltar ao mar, já que não havia nenhum registro da suposta onda.
Depois do estresse, o campeonato teve sequência na Praia Grande e Uri voltou a entrar em ação na última bateria do dia, válida pelas quartas de final.
O adversário do atleta foi o sul-africano Tristan Roberts, que também vinha arrepiando no evento e sempre costuma travar grandes duelos com Uri.
O baiano saiu na frente com uma esquerda avaliada em 5.50. Apostando apenas nas direitas, Tristan respondeu com 6.50, mas logo Uri arrancou a maior nota da bateria com um backflip para a direita avaliado em 8.50.
Com um ell rolo em uma onda muito cavada, o sul-africano diminuiu a vantagem de Uri com 7.26, mas alguns minutos depois, o baiano finalmente conseguiu trocar a nota 5.50 por 6.60, deixando o adversário a 7.86 da classificação.
O tempo foi passando e o drama tomou conta da Praia Grande, com Uri lutando para ampliar ainda mais o somatório e Tristan escolhendo pacientemente as ondas. O sul-africano não foi feliz em suas poucas tentativas e o placar não foi mais alterado.
Neste domingo, Uri encara o basco Alex Uranga na semifinal do Sintra Pro. Antes, o francês Pierre Louis Costes duela com o sul-africano Iain Campbell, atual líder do ranking mundial.