Show baiano nas Maldivas
Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga
Gabriel Braga e Uri Valadão colocam o Brasil nas oitavas de final do Mundial de Bodyboarding nas Maldivas. Foto: Divulgação.
Com uma onda espetacular, o baiano Uri Valadão conquistou uma nota 10 na etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding que acontece em Malé, capital das Maldivas. A quinta fase da prova aconteceu nesta terça-feira (8) e outro baiano que fez bonito foi Gabriel Braga, também classificado às oitavas de final. Uri e Gabriel são os únicos brasileiros que seguem na categoria profissional masculina do evento, que tem prazo para ser encerrado até o próximo sábado (12).
Último brasileiro a erguer a taça de campeão mundial (em 2008), Uri Valadão fez uma apresentação de alto nível e totalizou 18 pontos em 20 possíveis em sua bateria. A vitória do baiano chamou ainda mais atenção por ter sido em uma batalha de gigantes com outros dois ex-campeões mundiais: o lendário havaiano Mike Stewart e o francês Amaury Lavernhe.
Uri tinha 8.00 pontos em sua melhor nota e completou um tubo perfeito na última onda, arrancando 10 pontos dos juízes e levando a plateia ao delírio na praia de Varunulaa Raalhugandu, situada na costa sudeste da capital.
Logo depois da bateria, o atleta deu uma entrevista na praia e não conteve as lágrimas. “Muito emocionado por competir com duas lendas. Estava muito nervoso, mas venho trabalhando muito para este momento, para voltar a sentir o meu surfe, para me divertir…”, disse o baiano, que não começou o Circuito Mundial da forma que esperava e obteve dois resultados abaixo da expectativa em Antofagasta, Chile, e em Niterói (RJ).
De acordo com Uri Valadão, as condições do mar em Malé colaboram bastante para as suas performances. “Estou me sentindo muito à vontade, porque as condições se parecem com as da Bahia, a água é bem morna. A energia daqui é muito boa, as pessoas são bem legais e tem sido uma experiência incrível competir aqui”, completou o atleta, que possui em seu currículo os títulos de de todos os circuitos que disputou - Baiano, Brasileiro, Pan-Americano, Latino-Americano e Mundial.
Já Gabriel Braga garantiu a segunda posição em seu confronto e avançou atrás do ex-campeão mundial Pierre Louis Costes, da França. Braga fez a melhor nota do confronto (7.50) e deixou para trás o espanhol Armide Soliveres.
Nas oitavas de final, Uri Valadão vai enfrentar o francês Clement Lodeho, enquanto Gabriel Braga desafia o chileno Moises Silva, atual vice-líder do ranking mundial.
Os baianos viajaram para as Maldivas com o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). Uri Valadão tem ainda os patrocínios da UV Store e Kpaloa, enquanto Gabriel conta com os suportes da Pride, Ucla, Soul Dila e Avaí Stella.
View this post on Instagram