Nascida para brilhar
Confira vídeo e entrevista com a bela e talentosa atleta baiana Ingrid Topolanski
Há exatos 1 ano e 9 meses, escrevi um texto sobre a baiana Ingrid Topolanski intitulado "Jóia Rara".
Clique aqui para ver o video
Essa "jóia" vem sendo lapidada com talento, garra e muita disposição para enfrentar os desafios da vida.
O tempo foi generoso e muita coisa aconteceu, mas nada veio por acaso, e sim com muita dedicação e perseverança, como explica a própria a seguir num bate papo descontraído.
SurfBahia - O que mudou na sua vida nesse intervalo de tempo entre a primeira matéria em 2014 e hoje?
Nossa, muita coisa mudou. De 2014 pra cá aconteceram tantas coisas boas. Muito do que eu vinha planejando e buscando se concretizou, como a minha parceria com a Mahalo, que me proporcionou trabalhar e viver do que eu amo. Estou muito feliz, mas o que mais mudou mesmo, acredito que seja a minha independência. Ter saído de casa para estudar e morar sozinha foi e está sendo uma experiência incrível na minha vida. Cheguei em Ilhéus uma menina e hoje sou uma mulher. A saudade de casa e a lei da necessidade me fizeram crescer, aprender, valorizar e me virar, mas eu também tive muita sorte, pois nessa caminhada tive amigos incríveis, que me ajudaram a chegar até aqui.
SB - Comente sobre sua relação com as modalidades de esporte que pratica (Surf, Kite, Wake e Skate).
Eu respiro esporte, isso é fato. Desde pequena eu sempre pratiquei várias modalidades, inclusive eu queria ser jogadora de futebol quando era mais nova! Jogava bola, capoeira, até que eu conheci o surf, então já viu né? Não deu outra, me apaixonei. E desde então a minha dedicação principal no esporte foi ao surf, mas nunca deixo de praticar outras modalidades. Junto com o surf, veio o kite, wake e o skate. A gente costuma falar assim: se tem onda, vamos surfar, se está ventando, vamos pro kite, se não tem onda nem vento, vamos pro wake, e se não tem gasolina, bora pro skate (risos). A filosofia é estar sempre treinando, até porque acredito que um esporte complementa o outro.
SB - Fale um pouco como você concilia sua rotina de treinos, vida acadêmica e trabalho.
A minha rotina é bem movimentada. Todo dia de manhã tenho aulas na universidade, estou indo pro sétimo semestre de Administração. Já as minhas tardes são tomadas pelos treinamentos e trabalho. Os tipos de treino que faço no dia variam de acordo com as condições do mar, pois a prioridade é sempre o surf, então eu e os meus treinadores Gabriel Macedo (técnico) e Vinicius Mendonça (preparador físico) sempre estamos nos organizando em relação a isso. Além do surf, também faço treinamento funcional voltado a potencializar a minha performance dentro d’água. É muito bom! Além da universidade e dos treinos, eu também trabalho bastante. Estou sempre produzindo conteúdo, como por exemplo o vídeo que acompanha esta matéria, produção de fotos como modelo da Mahalo e outros projetos que em breve espero estar contando aqui no SurfBahia.
SB - Como é a relação com sua família. Como eles vêem sua dedicação ao esporte?
Minha família é maravilhosa, devo a eles tudo o que sou. Sempre me incentivaram a ser atleta e ficam muito orgulhosos a cada pequena conquista. Como comentei, era muito nova quando comecei a praticar esportes. Lembro da minha mãe me acompanhando nos treinos da escolinha de futebol, que era só de meninos. No surf a mesma coisa, no começo eles me acompanhavam sempre, acordavam cedo, iam para os campeonatos em outras cidades, só pra me incentivar e cuidar de mim. Agora que moro em outra cidade, já não podem me acompanhar tanto, mas o incentivo e preocupação não mudaram em nada, acho que a preocupação até aumentou por estarem longe viu, principalmente quando o mar está perigoso (risos). Eu agradeço muito a Deus pela família que tenho.
SB - Quais são suas expectativas para o futuro? Quais são os seus sonhos, o que você almeja para sua carreira?
Bom, tantas coisas passam pela minha cabeça pra responder essa pergunta. Tenho muitos sonhos a conquistar, mas pra isso vou ter que estudar, trabalhar e principalmente treinar bastante. Que surfista não quer conhecer as melhores ondas do planeta? Esse é o item que encabeça a lista dos objetivos: surfar o mundo! Paralelo a isso está a conclusão da minha formação acadêmica, que já está pertinho de acontecer. E também, continuar trabalhando firme nas ações e projetos que estou envolvida. Não posso negar, eu amo trabalhar! Futuramente penso em unir cada vez mais tudo isso. Produção de conteúdo, viagens, esporte, conhecimento, enfim, não sei ao certo o que me espera, por enquanto vou me preocupar em plantar pra colher os frutos no futuro, se Deus quiser!
SB - Deixe um recado para os internautas e todos que curtem e acompanham seu trabalho.
Primeiramente muita gratidão a todos. E o que deixo de recado é o que move minha vida: amor. Acredite ao máximo naquilo que você ama, batalhe, dedique-se, se é o que te faz feliz, vá em frente. Tenha fé, ame o próximo e a natureza!
* Para saber mais sobre a atleta siga no Instagram @ingridtopolanski e no Facebook.