Baianas no pódio
Sol Carrion e Catarina Lorenzo fazem final na etapa do Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Itamambuca (SP)
A Bahia esteve presente na etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Surf Feminino, realizada entre os dias 17 e 19 de maio, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O campeonato, em seu quinto ano, é uma iniciativa do surfista Wiggolly Dantas, o Guigui, e reuniu mais de 150 meninas, de oito estados e até do Peru, estabelecendo um novo recorde para a categoria, desde as profissionais, até as atletas de base do Sub 10, numa grande celebração em prol da modalidade.
A equipe baiana foi composta pelas atletas Catarina Lorenzo, que competiu nas categorias Sub 12 e Sub 14, Maria Eduarda na Sub 12, Potira Castaman competiu na Sub 14, Sub 16 e Pro Junior, e Sol Carrion presente nas categorias Sub 14 e Sub 16. Todas supervisionadas e orientadas pela instrutora de surfe Carla Circenis e pelos seus pais, Eduardo Carioca, Bea e Carol.
As atletas Sol Carrion e Catarina Lorenzo fizeram um belíssimo campeonato, chegando até a fase final, onde Sol se sagrou vice campeã da categoria Sub 14 e Catarina Lorenzo ficou com a quarta colocação na Sub 12, nas pesadas ondas de Itamambuca.
O evento teve três dias de duração, com ondas desafiadoras de 1,5 metro e fortes correntes e também contou com uma série de atividades socioeducativas promovidas por parceiros locais. Vale destacar o uso de energia solar, a realização de mutirão para limpeza da praia, implantação de coleta seletiva de resíduos sólidos, atividades recreativas para a garotada e a presença de profissionais de massoterapia e fisioterapia.
“Foi tudo perfeito no final. Foi uma grande dificuldade realizar essa etapa, mas quisemos fortalecer as meninas e tivemos mais de 150 competidoras, show de surf, muita alegria”, vibrou Wiggolly Dantas, agradecendo os patrocinadores, que acreditaram e viabilizaram o encontro em Ubatuba.
As competições foram acirradas, com elevado nível técnico, proporcional a cada categoria, fazendo-nos acreditar que essa nova geração representará bem o Brasil a nível mundial. Enfatizando a importância da existência de campeonatos para as categorias de base do surfe feminino.
As finais foram emocionantes, principalmente entre as mais novas que, literalmente fizeram o público vibrar bastante.
O Campeonato Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba terá mais duas etapas este ano, novamente na Praia de Itamambuca.
Estão programadas para os dias 9 a 11 de agosto e 18 a 20 de outubro, sendo essas duas realizadas através do convênio firmado entre a União através da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura de Ubatuba.
Em seu quinto ano seguido, o evento foi idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas e essa etapa do Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Patrocínios da Wizard by Pearson, Dantas, Sicredi, Nyfan Energy e Ubasurf Motors, com apoios da Mormaii, Padaria Itamambuca, Quiosque Tia Albertina, Tape Brasil, Gigi Watery, Menina do Mar, Gangster e Pono Beachwear. Colaboração: Pousada Canto do Dado, Digital Brasil, Special Board, Silva Indaiá Supermercado, EaD Unitau, ONG Esmeralda, Fisioterapia Sérgio Neri, Gaijin Massoterapeuta, Firma, Sportomics e Lazybbag. Divulgação: Waves, Woohoo, Tv Adventure e FMA Notícias. Supervisão técnica da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf (AUS).
Resultados
Pro Adulto
1 Yanca Costa – CE (RJ)
2 Tais Almeida – RJ
3 Camila Cássia – SP
4 Larissa dos Santos – CE
5 Juliana Meneguel – SP
5 Kiany Cristina – SP
7 Kayane Reis – RJ
7 Luana Coutinho – SP
9 Suelen Naraisa – SP
9 Karol Ribeiro – RJ
9 Natalie Plachi – SC
9 Monik Santos – PE
13 Louisie Frumento – SP
13 Julia Duarte – RJ
13 Maju Freitas – RJ
13 Potyra Schaffer – SP
Pro Junior
1 Júlia Duarte – RJ (SP)
2 Rafaela Teixeira – SP
3 Yasmin Neves – SP
4 Mariana Areno – RJ
5 Tainara Vieira – RJ
5 Kiany Hyakutake – SC
7 Laura Agnes – SP
7 Brhuna Neves – RJ
Sub 16
1 Sophia Gonçalves – SP
2 Kemily Sampaio – SP
3 Nairê Marquez – SP
4 Kamila Soares – SP
Sub 14
1 Sophia Gonçalves – SP
2 Sol Carrion – BA
3 Pamella Mel – SC
4 Nairê Marquez – SP
Sub 12
1 Luana Reis – SP
2 Alexia Monteiro – SC
3 Gabriely Vasque – PR
4 Catarina Lorenzo – BA
Sub 10
1 Catalina Zarquiey – Peru
2 Carol Bastides – SP
3 Luiza Teixeira – SC
4 Maeva Guastalla – SP
Longboard
1 Ayllar Cinti – RJ
2 Thiara Mandelli – PR
3 Monique Pontes – SP
4 Mainá Thompson – RJ