Barra
A Barra é um bairro nobre de Salvador, capital da Bahia, localizado na extremidade da península da cidade (ao sul). Possui uma localização geográfica única no mundo, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. É banhada pelo Oceano Atlântico de um lado e de outro está a Baía de Todos os Santos em sua parte interna.
E preserva em sua paisagem um acervo histórico e arquitetônico valioso para o Brasil, sendo o Farol da Barra seu ícone mais famoso, ao lado dos fortes de Santa Maria e São Diogo. Suas praias, o Porto da Barra e o Farol da Barra, são frequentadas por diferentes públicos, que se desdobram em suas areias e águas calmas e cristalinas, boas para a prática do mergulho e esportes náuticos.
A Barra tem uma boa distribuição de lojas, cafés, praças, restaurantes, bares, boates, edifícios residenciais e comerciais, eventos e monumentos históricos, que preservam sua história.
A região conta com bons picos para a prática do surfe, como o Barravento, Farol da Barra e Espanhol. Por ser uma região mais protegida do vento, costuma ser bastante procurada em dias de ondas muito mexidas na capital baiana. O crowd é intenso nos picos do local.
A praia do Barravento quebra em um fundo de areia e oferece ondas bastante cavadas para todos os lados.
Situado em um dos mais belos cartões-postais de Salvador, o Farol da Barra é um point break com fundo de pedras e oferece esquerdas longas e volumosas em seus melhores dias. Tenha cuidado com os ouriços. Pico bastante procurado por longboarders e praticantes de Stand Up Paddle.
Mais à direita está o pico do Espanhol, batizado com esse nome por ficar em frente ao Hospital Espanhol. O fundo de pedra costuma funcionar quando a ondulação está de sul e é muito procurado pelos locais, que se aglomeram no estreito pico. Oferece mais direitas, mas também proporciona algumas esquerdas.
O bairro tem ainda o Porto da Barra, que funciona raramente, só quando ondulações de sul acima do normal encostam na capital baiana.
Mais informações sobre os picos (por Guiga Matos)
Farol - Na ponta de Santo Antônio, junto ao Farol da Barra, esquerdas longas e perfeitas em um fundo de pedras que margeia o morro. As ondas podem chegar até 8 pés.
Barravento - Já fora da Baía de Todos os Santos, o Barravento é o pico mais constante e mais freqüentado do bairro. As ondas quebram num banco de areia que proporciona boa formação para os dois lados. No inverno, as ondulações chegam a atingir 8 pés.