Itacimirim

Itacimirim é uma praia do município de Camaçari. Fica a 74 quilômetros da capital baiana e a 48 quilômetros do Aeroporto de Salvador.

"Itacimirim" é um termo oriundo da língua tupi. Significa "pequena mãe de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra"), sy ("mãe") e mirim ("pequeno”).

Localiza-se no litoral norte da Bahia, na região conhecida como Costa dos Coqueiros. É a última praia na Estrada do Coco e fica a seis quilômetros da Praia do Forte, está a 25km da Costa do Sauípe, ou entre Guarajuba (ao sul), da qual é separada pela foz do Rio Pojuca. Possui areia amarelada e ondas suaves.

É bem conhecida e visitada por turistas em finais de semana, feriados e férias. Seu trecho mais famoso é a Praia da Espera, onde, em 1984, Amyr Klink aportou depois de cruzar o Atlântico. Na Praia da Espera, existem barracas onde são vendidos bebidas e alimentos.

Anteriormente apenas uma vila de pescadores, Itacimirim é formada por uma estreita faixa de terra com a praia a leste e, a oeste, as lagoas das Virgens e Velado.

Conta com pousadas e um resort de luxo com infraestrutura de alimentação. Ao norte, suas águas ficam turvas, pelo encontro com o Rio Pojuca.

Possui muitas casas de veraneio e, durante a maior parte do ano, sua população é somente a nativa.

A Praia da Espera é bastante procurada por longboarders e surfistas iniciantes, principalmente no início da bancada de areia, que oferece ondas menores e mais tranquilas. No outside, há uma bancada de coral com esquerdas longas e manobráveis. Os melhores dias na região são com ondulações de leste e sudeste.

Outros picos bastante conhecidos da região são o Natural e o Quebra-Coco, este último com ondas mais pesadas e que só quebram nos dias de swell mais intenso.




Relacionadas