Itaparica

A Ilha de Itaparica está localizada na Baía de Todos os Santos, pertencente ao estado da Bahia, no Brasil. Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento, 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por 55 000 pessoas, distribuídas em 35 localidades, constituindo dois municípios.
É a maior ilha marítima do Brasil.

"Itaparica" é oriundo do termo tupi itápirika, que significa "pederneira" (itá, pedra + pirika, faiscante).

Sua costa, em grande extensão, é cercada por recifes de corais, denominados "Recifes das Pinaúnas", que se prolonga de Bom Despacho até a Cacha Pregos. Foi constituída, através do Decreto-lei 467, de 20 de outubro de 1997, a Área de Preservação Ambiental Pinaúnas.

A Ilha de Itaparica fica a 45 minutos de Salvador por balsa ou pelo sistema de transporte marítimo de Mar Grande; e está ligada ao continente, no extremo sudeste (Estreito do Funil), pela ponte João das Botas via BA-001.

Além da importância histórica e singularidade geográfica, a Ilha de Itaparica possui um conjunto histórico e arquitetônico dos mais aprazíveis, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio e culinária das mais apreciadas em todo o Brasil.

A ilha dispõe e oferece serviços de qualidade em todos os níveis – restaurantes com deliciosos frutos do mar, passeios de barco, paraquedismo e uma infinidade de opções de entretenimento.




Relacionadas