Praia do Forte
A Praia do Forte é uma praia situada no distrito homônimo, no município de Mata de São João. Fica a cerca de 80 quilômetros da capital. Chega-se até a praia pela Estrada do Coco, uma estrada bem conservada saindo de Salvador (nas imediações do Aeroporto Internacional) e que segue até a divisa com o estado de Sergipe (nesse trecho chama-se Linha Verde).
São 12 quilômetros de praia, com muitos recifes. Os coqueiros são a principal vegetação da região, razão pela qual toda a costa é chamada de Costa dos Coqueiros.
Há uma infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Por isso mesmo a economia da vila se baseia no turismo. Pequenas lojinhas de artesanato e joalherias também compõe a vila e a prática da pesca.
É um dos mais concorridos destinos do litoral norte da Bahia. A pequena vila é formada por nativos locais, sejam pescadores, artesãs ou empreendedores que montam negócios na região.
É um destino predominante de ecoturismo, graças ao Projeto TAMAR que mantém sua sede nacional na localidade. Esta iniciativa está preocupada com a conservação e estudo das tartarugas marinhas, que pode atingir um tamanho de até 3 metros de comprimento e colocam seus ovos na área da praia. Além dele, há ainda o Instituto Baleia Jubarte, um dos centros do projeto que mantém bases de pesquisa, educação ambiental e outras atividades ligadas à conservação de cetáceos (mamíferos aquáticos); e a Reserva Sapiranga, local de Mata Atlântica, pássaros, animais silvestres, manguezais, dunas e lagoas, além de trilhas ecológicas.
Surf A Praia do Forte conta com boas bancadas de corais, sendo a praia da Catinguiba, ou Papagente, a mais conhecida delas. O pico já sediou duas etapas do Qualifying Series - divisão de acesso do circuito mundial - e oferece uma bancada de esquerdas e outra de direitas, divididas por um canal. O pico funciona melhor com ondulações de leste e sudeste, com tamanho de 2 a 6 pés.