Surf sustentável

Equipe Pena visita fábrica de pranchas de surf com materiais recicláveis no Equador


Durante viagem ao Equador, a equipe da Pena teve a incrível oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação de pranchas de surf com materiais recicláveis, tendo como base principal a utilização da balsa, madeira bastante leve e resistente proveniente de uma área particular de reflorestamento.

Clique aqui para ver o vídeo

Segundo o shaper e proprietário da Balsa Surf, o equatoriano Cesar Moreira, a árvore é uma das espécies de crescimento mais rápido chegando a atingir altura de até dez metros e até 25cm de diâmetro a partir de dois anos depois do seu plantio.

As pranchas de madeira são produzidas artesanalmente, por isso levam 10 vezes mais tempo e dão mais trabalho para ficarem prontas do que as de poliuretano. Embora com grande parte dos materiais utilizados na construção dessas pranchas sejam de fontes naturais e renováveis, ainda existe uma pequena utilização de energias fósseis, tais como fibras de vidro e resina.

O importante é que nós surfistas por termos uma relação intimista com a natureza estamos cada vez mais antenados ao consumo e utilização de produtos ecologicamente corretos. Não só estamos preocupados como fazemos questão disso.

Torcemos para que venham mais inovadores com suas experiências e alternativas para que de fato possamos surfar ondas de sustentabilidade em harmonia total com o nosso bem mais precioso: a natureza.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste