De volta a Lobitos
Eric Guimarães retorna à costa peruana em busca de esquerdas perfeitas
Em junho deste ano, Eric Guimarães voltou ao Peru em busca das perfeitas esquerdas de Lobitos.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Foi outra grande experiência para o surfista de Valença, que viajou acompanhado de um aluno da Guimarães Escola de Surf. Confira abaixo o relato de Eric sobre a sua segunda trip peruana.
"Depois de um ano, tive a grande felicidade de retornar ao Peru de férias para surfar.
Há dois anos, também conheci um aluno que reside em Rondônia. Ele sempre teve o sonho de surfar, mas a distância foi sempre uma barreira!
Depois ele teve a oportunidade de vir à Bahia fazer uma visita a um primo com sua família, aí teve sua primeira oportunidade de conhecer o esporte e fazer aulas na Guimarães Escola de Surf.
Logo compraram um imóvel na praia do Guaibim e sua rotina mudou. Começou a vir duas vezes por ano para descansar e aprender a surfar. Creio que ele fez no máximo 40 horas de aula durante 2 anos.
Conheci Lobitos, no Peru, no ano passado e me identifiquei muito com o lugar, as ondas de alta performance com seções para manobras e tubos.
Então eu coloquei em meu coração de voltar a surfar aquela onda novamente em 2015. Com o país em crise, muitas coisas acontecendo, vi o meu retorno a Lobitos, o meu sonho, ficar longe! Nesse meio tempo, continuei trabalhando, dando minhas aulas e surfando.
Passou um tempo e meu aluno voltou para fazer mais um intensivo. Eu já tinha comentado da viagem com ele, mas sem colocar fé. Ele ficou só ouvindo, até que dias depois fui dar uma aula - pela tarde eu não costumo dar aula -, cheguei à praia, não tinha onda nenhuma e cancelei a aula. Fiquei esperando meu aluno terminar o telefonema...
Eu já tinha desistido dessa viagem, mas estava tranquilo, descansando no Senhor. Relaxei e fiquei esperando a resposta final, então foi aí que meu aluno terminou a ligação e falou pra mim: “Vamos nessa pesquisar e comprar as passagens”. Eu parei e pensei “Eu não dou aula pela tarde, cancelei a aula por falta de onda”. Fiquei pensando que quem me trouxe aqui para essa praia e eu não fazer nada é muito maior que eu, e por trás de tudo isso estava a resposta que eu tanto esperava.
Com o quiver pronto, grana e acessórios, partimos para o Peru. Compramos as passagens e viajamos para Lima rumo a Lobitos para 15 dias de férias.
Foram dias maravilhosos. Todos os dias tem surf e o mar é uma máquina de ondas!
Reencontrei algumas pessoas que conheci no ano passado e também fiz novas amizades. Na verdade, eu já tinha um outro propósito naquele lugar. Fiquei muito feliz também de ver meu aluno surfando aquelas ondas e evoluindo a cada surf.
No meio da trip eu também encontrei Bruno Pitanga, proprietário do C.T.S (Centro de Terapia em Surf), onde fui formado. Bruno estava a trabalho junto com três alunos - Thiago, Luca e Lucas. Já no final da trip também encontrei Ary Mafra.
Foi uma grande experiência levar meu aluno Yure para surfar aquela onda. Eu só tenho agradecer a Deus por me capacitar e me guiar por lugares onde eu nem imaginava voltar. Também aprendi a descansar no Senhor para ter as respostas e certas. Eu sempre colocava Deus em segundo lugar na minha vida e só chamava pelo Senhor nos apuros em que eu estava envolvido. Hoje Jesus vai à frente e meus planos são bem sucedidos, graças a Deus.
Também quero agradecer à minha família e irmãos do Bola de Neve Valença, em especial à minha mãe Angela, à minha filha Lisa Guimarães; aos meus patrocinadores PortoMar, Taciano e Elton, Bruce Kamonk; também a toda galera que me recebeu em Lobitos - Moisés Bayona, Diana Guevara Torres, Jorge Vidal Montoya (Chef Master Cookie), Bruno Furghestti, Elis Lacerda e Kike Surf Natural Hostel."