Astral em Mentawai
Marlos Viana, Rafael Fonseca e outros baianos curtem as ondas de Mentawai
Onze surfistas, onze dias, um barco, um swell promissor no horizonte e o arquipélago inteiro das Mentawai por descobrir. Foi com este cenário que os hóspedes do barco Star Koat se depararam nos últimos dias de agosto quando entraram a bordo da embarcação no porto de Padang, no oeste de Sumatra.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
As Mentawai são o destino de sonho de qualquer surfista e quem experimenta estes tubos ocos e compridos fica viciado para sempre. A prova disso mesmo é que mais de metade dos surfistas desta trip já tinha visitado estas fascinantes ilhas e voltava com o objetivo de garantir mais uma dose de adrenalina.
Nesta trip contamos com a presença de dois ilustres filmmakers de surf brasileiros - Márcio Trindade e Alan Rangel -, que, mesmo passando o ano pelo mundo fora, escolheram fazer o seu surf pelas Mentawai. Tivemos ainda vários baianos que representaram muito bem o surf do seu estado.
Nessa viagem pegamos vários picos em condições muito boas. Thunder’s, Lance’s Left, Roxies e Telescopes foram os destaques entre várias outras ondas que visitámos. Além disso, tivemos a sorte de encontrar alguns dos picos sozinhos e surfar horas e horas seguidas sem ninguém por perto. As palavras não são suficientes para descrever a sensação de estar num dos melhores lugares de surf do mundo a dividir ondas com mais 10 amigos. Memórias que vão ficar para sempre na cabeça de todos.
Os 11 dias passaram rapidamente tal era a boa disposição entre todos os elementos do grupo. Brasileiros, franceses, americanos e portugueses fizeram a viagem pela qual esperaram por tanto tempo, e ao verem todas as suas expectativas corresponderem à realidade, trouxeram cá para fora o melhor de cada um e proporcionaram momentos muito divertidos. A famosa cerveja Bintang, acompanhada dos épicos visuais de fim de tarde da Indonésia e aquela sensação de exaustão depois de horas de surf, fazem qualquer um ganhar anos de vida.
A nossa casa ambulante, a embarcação Star Koat, e a sua tripulação estiveram ao seu melhor nível. Desde a qualidade da comida, sempre com alimentos frescos e variados e digna de rasgados elogios por todos os hóspedes, até ao comandante e seus ajudantes responsáveis por uma navegação segura e por nos conduzirem até ao pico nos seus botes. Uma palavra especial também para o surf guide Bruno Veiga, que mais uma vez calculou muito bem onde seria o melhor pico para surfarmos com as condições que eram apresentadas àquela altura. São muitos anos de Mentawai.
Devido à sua localização remota, Mentawai possui uma quantidade e variedade incrível de vida selvagem, e por isso, durante os 11 dias tivemos a oportunidade de observar vários animais exóticos que trouxeram ainda mais cor a esta trip. Golfinhos saltando junto ao nosso barco, águias em voos rasantes sob a água em busca de peixe e um oceano riquíssimo e cheio de vida que nos fazem pensar que aqui o mundo ainda está bem parecido com o que era milhares de anos atrás.
As ondulações do Oceano Índico continuam a chegar à Indonésia e até novembro as duas embarcações da Mentawai Surf Charters vão continuar a trazer alegrias aos vários grupos de surfistas que decidem visitar o arquipélago abençoado.
Para mais informações a respeito dos barcos Moon Palikir e Star Koat, acesse o site www.mentawaisurfcharters.com.
Para conhecer melhor o trabalho do fotógrafo Miguel Soares, acesse o site www.miguelsoaresphoto.com.